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Admirável Trade Novo

Publicado na Revista da ESPM edição de OUT-NOV-DEZ/2019

Nos últimos anos, o trade marketing ganhou papel de destaque na conexão entre indústria, varejo e consumidor final. Agora, a atividade está começando a surfar em um terceiro estágio, mas ainda tem tomado alguns "caldos" para evoluir.

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Dynamic Mindset: as ideias que instigam e transformam

Publicado na Revista AgroRevenda Edição 81  de set/out 2019

Doze pensadores escrevendo, postando, debatendo ideias, conjecturas, inovações olhares diferentes sobre tudo, sobre todos. E viajando o Brasil. Só querem ajudar a gerar o novo, arejado em cada indivíduo que se permita abordagens revolucionárias, principalmente sobre sociedade, inovação, empreendedorismo e liderança.

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Entrevista: Maha Mamo - Nasci e cresci apátrida... hoje sou brasileira

Publicado no Portal Dynamic Mindset, em Fevereiro de 2018

Nascida no Líbano, sem ser libanesa, filha de sírios sem poder ser síria. Estranho? Para entender essa contradição, é preciso conhecer a história de Maha Mamo, filha de mãe muçulmana e pai cristão. Tivesse nascido no Brasil, ela não teria esse obstáculo em sua vida. Na Síria, a união de casais de religiões diferentes é proibida. Apaixonados, seus pais Jean Mamo e Kifah Nachar fugiram para o Líbano, onde casaram. E por lá, só tem direito à nacionalidade se o pai da criança for libanês.

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Entrevista: Marco Dalpozzo - Uma jornada apaixonante

Publicado no Portal Dynamic Mindset, em Janeiro de 2018

Natural de Bologna, Itália, formado em economia pela universidade Alma Mater e com MBA em Trade Business pela Universitá Bocconi de Milão, Marco Dalpozzo também é formado em psicosocioanalise por Ariele, a principal escola italiana neste campo. Trabalhou na Unilever Itália, na formação da Lever Europe, iniciativa criada para buscar sinergias entre divisões da empresa em vários países na Europa para atuar de forma coordenada. A experiência de formular perspectivas globais a partir de experiências locais, além das obras de Jorge Amado e as belezas dos 9.000 km do nosso litoral o trouxeram ao Brasil, onde vive até hoje, casado com a esposa Morgana e os filhos Sofia e Pedro. 

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Garra: chave para o sucesso

Publicado no Portal Dynamic Mindset, em Dezembro de 2018

Este é um texto diferente de tudo o que costumo escrever. Normalmente, minha abordagem é mais técnica, metodológica e racional. Entretanto, após mais de 20 anos convivendo com verdadeiros vencedores no Brasil e ao redor do Mundo, resolvi estudar um pouco mais para compreender o que pode ter contribuído para este sucesso. Gente que construiu negócios e carreiras importantes e complexas de se lidar, muitas vezes sem ao menos ter tido uma formação educacional formal robusta ou, até mesmo, completa. Acho que encontrei uma das respostas, através da leitura do Livro: Garra. O Poder da Paixão e da Perseverança, de Angela Lee Duckworth.

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A filosofia do ‘essencialismo’

Publicado no Portal Dynamic Mindset, em Novembro de 2018

Durante uma semana de férias recentes, estava sentado em uma livraria com uma seleção de livros e de repente quase como obra do acaso folheio o livro Essencialismo. Esta leitura me trouxe uma luz para esta problemática que nos assola, e por esta razão quero dedicar este artigo a explorar meus principais achados a respeito.

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Confiança Criativa

Publicado no Portal Dynamic Mindset, em Dezembro de 2018

Este artigo, em especial, foi fortemente influenciado por um livro que se tornou obrigatório em minha cabeceira: “Confiança criativa – libere sua criatividade e implemente suas ideias”, dos irmãos Tom Kelley & David Kelley. Conheço e trabalho com o IDEO, laboratório de Inovação criado pelo David Kelley, e posso afirmar que a metodologia e os resultados que trazem são fantásticos.

Publicado na Revista AgroRevenda, em setembro de 2017

A filosofia do ‘essencialismo’

Em minhas andanças, conversas, aulas e consultorias junto ao agronegócio brasileiro, além dos debates a respeito do futuro, sobre como alavancar os resultados, como transformar o negócio, um fator tem sido quase unânime: a falta de tempo diante de tantas prioridades e urgências. E este assunto também me impacta demais. Durante uma semana de férias recentes, estava sentado em uma livraria com uma seleção de livros e, de repente, quase como obra do acaso, folheio o livro ‘Essencialismo’. Esta leitura me trouxe uma luz para esta problemática que nos assola e, por esta razão, quero dedicar este artigo a explorar meus principais achados a respeito.

Garra: a chave para o sucesso

Publicado na Revista AgroRevenda, em julho de 2017

Após mais de 20 anos convivendo com verdadeiros vencedores no mundo do agronegócio brasileiro, com agrorrevendas e produtores, grandes e pequenos, resolvi estudar um pouco para compreender o que pode ter contribuído para este sucesso notório, responsável por sustentar o equilíbrio do PIB brasileiro por anos. Gente que construiu negócios importantes e complexos de se lidar, sem ao menos ter tido uma formação educacional formal robusta ou, até mesmo, completa. Acho que encontrei uma das respostas, através da leitura do Livro: Garra. O Poder da Paixão e da Perseverança, de Angela Lee Duckworth.

Desbloqueie o seu potencial criativo e transforme o seu negócio

Neste e nos próximos artigos, vou focar importantes elementos para que possamos alcançar objetivos tão audaciosos. Vou construir um raciocínio e apresentar-lhes uma metodologia que tem se mostrado muito eficiente e tem transformado o mundo em que vivemos. Metodologia esta que é quase onipresente no Vale do Silício, nos Estados Unidos, de onde saem grandes inovações que nos tocam no dia a dia. Metodologia que é cada vez mais utilizada em todos os segmentos de negócios que querem inovar e construir uma nova forma de fazer negócios. Refiro-me ao Design Thinking. 

Publicado na Revista AgroRevenda, em maio de 2017

Mastering the concept of Creative Confidence

Escrevi para todo aquele que acredita ser possível pensar de forma diferente para buscar resultados diferentes. Tenho plena convicção de que se você seguir estes passos iniciais, uma infinidade de oportunidades se abrirão em sua vida, carreira, negócios.

Publicado no Pulse, em abril de 2017

Estratégia Go-To-Market (GTM): de que forma isto ajudará a minha agrorrevenda a crescer? (parte II)

Nesta edição, vamos discutir um pouco a respeito de uma atividade com enorme importância para uma organização implementar uma eficiente estratégia de Go-To-Market.

Publicado na Revista AgroRevenda, em janeiro de 2017

Estratégia Go-To-Market (GTM): de que forma isto ajudará a minha agrorrevenda a crescer?

Este artigo foca em um aspecto muito relevante para o crescimento orgânico destas empresas: a Gestão por Canais, também conhecida como Estratégia Go-To-Market, que pode ser definida como: Um plano para atingir e servir os mercados desejados, através dos canais corretos, com os produtos e serviços corretos e a proposta de valor correta.

Publicado na Revista AgroRevenda, em outubro de 2016

Conectando estratégia e finanças para criar o máximo de valor para a sua agrorrevenda 

Publicado na Revista AgroRevenda, em agosto de 2016

Neste momento, quero integrar dois aspectos que são reputados como importantes por 100 em cada 100 agrorrevendas. Entretanto, são objeto de assombro quando se pensa em colocar em prática com a regularidade e a intensidade necessárias..

Por que Gestão de Canais é importante?

Publicado no Portal Mundo do Marketing em junho de 2016

Adriano Amui, uma referência em Trade Marketing, com experiência em diversas empresas e uma carreira acadêmica de muito sucesso, foi convidado pelo site "Mundo do Marketing" para falar sobre a importância da Gestão por Canais. 

Momento de turbulência pode ser uma dádiva para os negócios! (parte II)

Publicado na Revista AgroRevenda, em abril de 2016

Durante este período, passamos por muitas coisas, incluindo euforia, crise, instabilidade e até mesmo um processo de impeachment para a presidente do Brasil. Neste artigo, eu vou adicionar mais algumas provocações àquelas cinco que fazem parte do artigo publicado anteriormente.

Momento de turbulência pode ser uma dádiva para os negócios! 

Publicado na Revista AgroRevenda, em fevereiro de 2016

Este é o quinto artigo sequencial que escrevo para vocês junto à Agro Revenda. Durante este período, passamos por muitas coisas, incluindo euforia, crise, instabilidade e até mesmo um processo de impeachment para a presidente do Brasil. Neste artigo, eu vou adicionar mais algumas provocações àquelas cinco que fazem parte do artigo publicado anteriormente.

Uma provocação estratégica

Publicado na Revista AgroRevenda, em dezembro de 2015

Para ajudar a Agrorrevenda brasileira a ter mais sucesso, a aproveitar as oportunidades do momento e a se preparar para um 2016/2017 desafiantes, faremos uma provocação estratégica profunda.

Título do Site

Conectando Estratégia e Finanças para criar o máximo de valor

Publicado na Revista Dom, em outubro de 2015

Todos nós já ouvimos falar dos benefícios de se manter uma estratégia bem desenvolvida e diferenciada para a nossa empresa. Da mesma forma, a maioria já vivenciou o poder proporcionado por uma sólida compreensão e gestão dos drivers financeiros de uma organização. 

Muita Intuição e Pouca Técnica

Publicado no Portal Agro Revenda, em novembro de 2015

Embora a gestão de pessoas seja tema recorrente desde a década de 80, ainda há muita empresa que prioriza a solução caseira em detrimento da capacitação baseada em perfil adequado e em resultados.

Como utilizar a análise do mercado para criar um Plano Estratégico robusto e vencedor ?

Publicado na Revista AgroRevenda em agosto de 2015

O objetivo desta análise é entender quais são os principais fatores considerados pelo cliente para definir sua compra, cruzar estes fatores com o nível de serviço esperado pelo cliente e principalmente a atuação dos concorrentes, sob a mesma perspectiva.

Vendas por Impulso X Fidelização

Publicado na Revista AgroRevenda, em maio de 2015

Ao mercado de atuação das Agro Revendas possui diversas oportunidades de negócio, e os desafios são proporcionais. E na cabeça dos Sócios e Diretores que construíram estas empresas com muito esforço e dedicação surgem as dúvidas sobre como avançar, quais oportunidades devem ser capturadas? Quais riscos devem ser mitigados? E obviamente, qual retorno financeiro deve-se esperar?.

Atualizar para Crescer

Publicado na Revista VOE TRIP, em dezembro de 2012

Experiências do passado devem ser utilizadas pelas empresas como alicerce para construir um futuro pautado na reinvenção.

Melhor do que ontem, pior do que amanhã 

Publicado na Revista ESPM, em julho de 2012

Experiências do passado podem e devem ser analisadas e aproveitadas pelas empresas. Mas para que não se tornem uma armadilha, precisam ser utilizadas como alicerce para construir um futuro pautado na reinvenção e inovação.

Vai que... a classe C aprenda a gerenciar riscos...

Publicado na Revista ESPM, em setembro de 2011

No exercício do seu conquistado poder de consumo, a Classe C pode acabar vítima de ansiedade e descontrole, muitas vezes consumindo em excesso ou se tornando vulnerável a acontecimentos inesperados. É no lidar com problemas, como o gerenciamento do imponderável que a oferta dos chamados microsseguros passa a ser um novo vetor de atividade econômica no Brasil.

Alinhamento: o caminho para garantir a empregabilidade da geração Y

Publicado no site do INVENT, em julho de 2011

Apesar do bom momento em que vive o Brasil e do cenário macroeconômico, que colabora para aumentar as possibilidades de emprego, o país enfrenta o desafio da falta de profissionais qualificados. Ao mesmo tempo, debate-se o baixo engajamento dos novos profissionais, da chamada geração Y, nas estruturas corporativas e se buscam caminhos para transformar os conflitos de gerações numa oportunidade de melhoria, desde a preparação acadêmica dos profissionais até a fase de recrutamento e retenção nas empresas.

Shopping: a praia do paulistano ou a praia do consumo?

Publicado na Revista ESPM, em fevereiro de 2011

O crescimento no número de shoppings no Brasil reflete o desenvolvimento do poder de compra da classe média. Mas, com o aumento no número desses locais de consumo, há também uma consequente "commoditização" da experiência de compra, o que implica clientes acostumados ao bom nível de serviços e de atendimentos prestados, obrigando os administradores a desenvolver novas estratégias de interação e promoção para garantir o engajamento dos consumidores.

Sai o glamour, entra a realidade

Publicado no Diário do Grande ABC, em outubro de 2010

Uma olhada nas carreiras mais aquecidas no mercado revela uma surpresa: a boa e velha engenharia está de volta à cena, superando outras áreas com mais 'glamour'. 

Os cinco passos essenciais para conquistar os consumidores da Base da Pirâmide

Publicado na Revista ESPM, em maio de 2010

De faixa marginal a oportunidade estratégica, os consumidores da base da pirâmide chamam a atenção do mercado. Este artigo mostra os caminhos usados por marcas que já adentraram este terreno pouco conhecido.

Posicionamento de marca online: o novo nome do jogo no comércio eletrônico

Publicado na Revista ESPM, em outubro de 2009

O varejo online no Brasil amadureceu com a entrada de grandes players do mundo offline. Junte a isso uma base consolidada e crescente de 13 milhões de consumidores e vendas potenciais estimadas em R$ 10 bilhões ano e teremos uma grande oportunidade. Mas as marcas estão preparadas para cativar esses consumidores digitais?

Estamos todos nus

Publicado na Revista ESPM, em agosto de 2009

Quero falar sobre a publicidade voltada ao público infantil. É claro que usar de nostalgia é uma estratégia perigosa. A memória nos trai, fazendo parecer que o passado era melhor, mais idílico, tudo no seu devido lugar, combinado.

Até na crise falta gente para trabalhar…

Publicado no Site Luciano Pires, em fevereiro de 2009

Escrevo um daqueles textos que incomoda a muitos e ao mesmo tempo oferece uma identificação a outros, mas o mais importante não é de que lado você se posiciona, e sim entender a raiz da questão e buscar a oportunidade que apresenta.

Como ser Nerd sem passar vergonha

Publicado no Site Luciano Pires, em fevereiro de 2009

Veja como o iPod virou um produto fashion e a onda que levou concorrentes a tentar seguir essa trilha de sucesso.

Treinamento no Século XXI

Publicado na HSM, em outubro de 2008

A utilização de jogos e ambientes simulados abre novos caminhos na capacitação de executivos de vendas e trade marketing.

A importância do Trade Marketing para o Crescimento das Vendas

Publicado na Revista Distribuição, em outubro de 2008

E a carência do Brasil de vendedores capacitados para o atacado e o varejo.

Inovação em Mercados Emergentes

Publicado no Site Luciano Pires, em agosto de 2008

Projetando produtos, marcas e empresas em escala global, com o “tasting” local para o verdadeiro consumidor emergente.

Implante a função Trade

Publicado no Site do INVENT, em agosto de 2008

Como o Trade Marketing pode apoiar as empresas rumo à execução comercial perfeita.

Você está preparado para crescer?

Publicado no site do INVENT, em julho de 2008

Por quê qualificação profissional deixou de ser diferencial para ser pré-requisito no mercado globalizado.

Revolução silenciosa no Varejo

Publicado no Site do INVENT, em junho de 2008

Em dez anos a forma de vender e comprar mudará significativamente.

A legítima responsabilidade social na iniciativa privada

Publicado na Revista ESPM, em abril de 2008

Ser socialmente responsável já virou condição sine qua non para uma empresa ser considerada séria e idônea… mas, e a visão do acionista?

Vendas por Impulso versus Fidelização

Publicado na Revista Alshop, em fevereiro de 2008

Aprenda a sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo conquistando e mantendo seu espaço mercadológico.

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